quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Arte e Design


Design : do latim de + signare, e este de signum, "sinal", "símbolo", e em inglês, "projeto" e/ou "esboço" .
 
O design deve ser pensado em relação às artes aplicadas, isto é, nas diferentes modalidades da produção artística que se orientam para o mundo cotidiano, pela criação de objetos de uso corrente, e englobam parte da arquitetura, das artes decorativas, das artes gráficas etc.
Ele se beneficia de diversas artes, dialogando com elas para a criação de modelos e protótipos que estão na origem de ampla gama de produtos artísticos voltados para a vida comum: pôster, embalagem, capa de livros e revistas, moda, mobiliário, objetos utilitários, desenho industrial e outros.
E se insere no seio da sociedade industrial, fruto da íntima articulação instaurada entre arte, indústria e mercado.
Está vinculado ao desenvolvimento da industrialização e mecanização, que começou com a Revolução Industrial na Inglaterra (c.1770);
Envolve material passível de reprodução múltipla por meios mecânicos.
 
Do Artesanato à Arte Industrial

Os produtos industrializados dominam o ambiente que nos rodeia. Como a exatidão das máquinas tem uma precisão que a mão humana não pode imitar, a forma e a composição dos produtos industriais raramente revela qualquer indicação da participação e personalidade da pessoa que os faz.
A história do design não se apresenta de uma forma única e uniforme nos diferentes países uma vez que as características socioeconômicas e culturais de cada lugar imprimiram uma personalidade distinta aos profissionais ligados a esta área. 

 
Os irmãos Fernando Campana (1961) e Humberto Campana (1953) são designers brasileiros conhecidos no mundo todo. Eles já inventaram muitos móveis utilizando materiais inusitados. Veja a baixo um vídeo (SESCTV) onde eles falam de seus trabalhos: 


 
Documentário (SESCTV)
Irmãos Campana - do Design à Arte