sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Omar Victor Diop e Antoine Tempé - Fotógrafos

Na próxima semana trabalharemos fotografias inspiradas nas obras de Omar Victor Diop (Senegal) e Antoine Tempé (França), ambos são fotógrafos que trabalham com modelos negros/as e em alguns de seus ensaios fotográficos questionam o papel do negro na sociedade. Abaixo vocês poderão ler alguns textos para se familiarizarem com o estilo (não deixem de visitar os sites deles) e também ir amadurecendo as ideias para as nossas fotos. 

Aguardo vocês na próxima segunda-feira às 13h no colégio. Abraços!! ;)
Profº Raphael

Modelos protagonizam cenas clássicas do cinema americano em ensaio fotográfico
Inspirados em filmes americanos, o fotógrafo senagalês Omar Victor Diop e seu colega franco-americano Antoine Tempé produziram o ensaio fotográfico “Onomolliwood”, uma recriação de cenas clássicas de Hollywood em contexto africano. Eles montaram releituras de 18 produções, entre elas “Bonequinha de Luxo”, “Matrix”, “Thelma & Louise” e “Depois Daquele Beijo”. “Eu queria imaginar como seria se esses filmes fossem concebidos e rodados na África”, explica Diop.

A ideia de recorrer aos filmes surgiu pela necessidade de reunir, em um só trabalho, moda, estética e performance. “Nós pensamos que usando o cinema como um tema geral conseguiríamos atender aos nossos respectivos universos criativos”. Os fotógrafos pretendem, até o fim deste ano, reunir as produções em uma só exposição, ainda sem data e local marcados.

Foto: "Beleza Americana" - Omar Victor Diop

Intitulada de “Beleza Americana”, uma das imagens traz a bela modelo Ebony-brown Yao mergulhada em um mar de trepadeiras e outras plantas verdes, que substituem as pétalas de rosas da versão original. A recriação da provocativa cena do filme do diretor Sam Mendes surge agora adaptada à realidade do Senegal. Como o fotógrafo Diop não conseguiu reunir a quantidade necessária das flores, a solução foi recriar o cenário na parede de plantas do hotel onde as filmagens foram realizadas. Além do cenário, a rede de hotéis – Onomo Group International – deu origem ao nome do ensaio.

“O processo criativo da série em si é muito semelhante à maneira como ocorre a criação contemporânea africana”, afirma Diop. “Muitas vezes é necessário ajustar conceitos e estilos de todo o mundo e adaptá-los ao contexto local, preservando sua sensação original”, completa o fotógrafo. Com a mesma motivação, Diop e Tempé têm estilos diferentes. Enquanto as fotos de Tempé apresentam estética mais moderna, Diop prefere as texturas e o estilo típico dos anos 1960 e 1970.

Fonte: Portal Geledés

Sites dos Fotógrafos - Clique sobre os nomes abaixo para conhecer os trabalhos:

OMAR VICTOR DIOP

ANTOINE TEMPÉ

Omar Victor Diop - Fotografias









Antoine Tempé - Fotografia e dança


Antoine Tempé conta frequentemente que é a dança que o levou à fotografia, à África e ao retrato. Em Nova Iorque, cidade multicultural entre todas, ele mesmo dançarino, encontrou as suas primeiras companhias nos anos 1990. Viajou depois durante um ano no Oeste do continente negro. Desde o ano 2001, segue os maiores dançarinos contemporâneos africanos, aproximando-se sempre mais perto dos corpos e dos rostos, para sondar a força vital e esta energia tão específica que habita as suas fotografias.

Surpreendidos no meio do movimento, os dançarinos de Antoine Tempé oferecem o inapreensivel, estes momentos de graça invisíveis  ao olho nu, e que se revelam apenas quando nos os detemos. A corrida do tempo abolida pelo talento do fotógrafo, cada um revela-se na intimidade do estúdio, oferecendo ao olhar um movimento, uma expressão, ligeiramente dele ou dela em seu gesto. É efetivamente a África de hoje que se revela nesta série de retratos dançados. Como um abecedário das almas e dos corpos, num universo liberado dos estereótipos, mostra-se sob uma pespectiva resolutamente moderna e atual, sem, no entanto, esquecer as suas raízes. A dança, espelho da alma.

Contemporânea, a fotografia de Antoine Tempé sublima a realidade para captar os mais bonitos e os mais ínfimos acidentes. Inscreve-se também numa tradição pictural clássica. O Efeito muito sensual das matérias e o grafismo sabiamente equilibrado num quadro de formato quadrado permanecem para ele os melhores aliados, para oferecer-nos a emoção visual que provoca o encontro destes rostos, destas silhuetas, capturados ao segundo perto.



Biografia do artista
Nascido em 1960, Antoine Tempé instala-se em Nova Iorque em 1983 e inicia sua carreira de fotógrafo no início dos anos 1990.  Começa por cobrir as noites de Nova Iorque para diversas revistas europeias antes de fotografar os seus amigos dançarinos no seu estúdio. Este trabalho leva-o rapidamente a colaborar com companhias de dança afro-americanas.

Em 2000, embarca para uma viagem fotográfica de um ano na África do Oeste e Madagascar: é lá que descobre a dança africana contemporânea e que começa a sua série intitulada Bailarinos da África. Desde então, compartilha o seu tempo entre Paris, a África do Oeste, o Brasil e Nova Iorque, realizando através do mundo a cobertura de festivais de dança, animando ações de formação (oficinas de fotografia…), trabalhando para a imprensa internacional e continuando ao mesmo tempo a desenvolver os seus projetos pessoais.

Fonte: Rioscope