domingo, 21 de fevereiro de 2010

Arte Grega

A arte grega é voltada para a inteligência, pois seus reis dedicavam-se ao bem-estar do povo.

Sempre em busca da perfeição, o artista grego desenvolve uma arte intelectual é predominada pelo equilíbrio, o ritmo e a harmonia. O artista grego é racionalista, tem amor pela beleza, exalta o homem e a democracia.
As façanhas dos deuses e heróis, em honra dos quais foram erguidos templos em todo o mundo grego, constituíram os temas de quase todas as obras dos artistas gregos.
Os gregos destacaram-se principalmente na arquitetura. Houve três estilos arquitetônicos na Grécia Antiga:
  • Dórico, caracterizado pela sobriedade das linhas e solidez das construções;
  • Jônico, um estilo elegante e leve;
  • Coríntio, caracterizado por um capitel ornamentado em forma de folhas.
O mais notável conjunto arquitetônico era o da Acrópole, em Atenas, mandado construir por Péricles; e o mais importante é o Partenon de Atenas. Os teatros eram construídos em lugares abertos que se compunham de três partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Um dos teatros mais famosos e de melhor acústica é o Epidauro, que era constituído de 55 degraus e tinha capacidade para 14.000 pessoas. A pintura grega destaca-se como arte decorativa da cerâmica, representando cenas mitológicas e costumes gregos. Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação, para servir bem à função, eram utilizados para armazenar mantimentos e para a realização de rituais religiosos.
  • Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo e duas asas;
  • Hidra - (água) tinha três asas, uma vertical para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
  • Cratera - tinha a boca bastante larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar água com o vinho, hábito muito comum dentre os gregos, visto que os mesmos não bebiam água pura.
Na escultura, os gregos se inspiraram nos temas rurais, nos sentimentos humanos, em cenas desportivas e demais aspectos da vida diária. Os escultores que mais se destacaram foram Fídias e Míron.

O antropomorfismo - esculturas de formas humanas - dominou o movimento estatuário grego. Além do equilíbrio e perfeição das formas, as estátuas adquiriam movimento.
Para aumentar o conhecimento acesse:

3 comentários:

  1. parabens professor Raphael
    eu sou professora bde historia de São Paulo
    e vejo q está fazendo um bom trabalho com relação aos alunos desta escola.
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. parabem profesor rapael sou sua aluna jessica da 701 voce me ajudol ate aqui obrigodo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara muito bom seu blog, tambem sou um futuro professor, pois faço faculdade de artes visuais aqui na minha cidade e você esta super dentro do assunto. SUCESSO PRA VOCÊ

    ResponderExcluir