terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A Arte em nosso cotidiano


1998-monalisa-carlos-moreno-bombrilA importância e a riqueza da arte vêm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e também de nós mesmos fica empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. A arte será sempre inspirada nas emoções e opiniões do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e novas tecnologias.
Mesmo sem ser percebida a arte faz parte da nossa vida. Observe a variedade de mochilas entre seus colegas de turma e também as estampas de camiseta que vocês usam. Por trás de toda essa variedade de modelos está o trabalho de um artista. Em uma fábrica de automóveis, por exemplo, há departamentos de arte em que artistas estudam como deixar os veículos mais bonitos e atraentes para o consumidor. A arte também está presente na publicidade. As embalagens, os cartazes, as músicas que ajudam a propagar e vender os produtos são uma combinação entre arte e comércio. As escolas de publicidade têm em seus currículos História da Arte, Desenho, técnicas de pintura, para preparar o publicitário para ser um bom profissional e atender às exigências de um público cada vez mais conhecedor da arte.
lisa-talentoA arte pode ser também uma forma de expressão pessoal e de lazer. Podemos fotografar, gravar vídeos, pintar, fazer esculturas, tocar um instrumento, compor uma música ou participar de um grupo teatral sem que isso esteja vinculado à indústria ou ao comércio, mas pelo puro prazer estético ou simplesmente pela necessidade humana de se expressar por outras linguagens que não a verbal.
Diante de tudo isso, se você prestar atenção ao seu redor, perceberá o quanto a arte está presente em seu dia-a-dia. Agora reflita sobre o que acabou de ler e sobre o que conversamos em aula e produza seu texto relatando suas experiências com a arte e de que maneira ela está presente em seu cotidiano.
 
Imagens:
1 - O ator João Carlos Moreno posou de Monalisa para a campanha do amaciante da Bombril, em 1998: 'Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra prima'.
2 – Campanha publicitária do chocolate Talento da Garoto utilizando a imagem da Monalisa para chamar a atenção dos consumidores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário