Um dos artistas
que marcou o panorama artístico nacional foi Hélio Oiticica, que apesar
de ter morrido em 22 de março de 1980, aos 42 anos, teve papel
fundamental na revolução das artes plásticas dos anos 60, influenciando
gerações. Em princípio concretista acabou rompendo com as normas do
concretismo, especificamente no grupo Neoconcreto, desenvolveu obras que deram
um novo significado a termos como bólide, parangolé e penetrável, além
de ter estruturado com suas obras o movimento tropicalista.
Sua
obra influenciou o entendimento da arte brasileira no século XX,
redimensionou conceitos, reestruturou a dimensão dos significados das
obras, os parangolés, por exemplo, espécie de uma capa em que o
movimento dava o tom certo da transgressão, uma antiarte na definição de
Oiticica, vestidos pelo público das exposições criava-se um verdadeiro
vínculo com a coletividade.
Rompendo
com os preceitos do concretismo brasileiro juntamente com Ferreira
Gullar e Lygia Clark, Oiticica avançou por outros caminhos criando obras
em que a interatividade possibilitava uma nova percepção da arte
revolucionando a relação do observador com a produção artística.
A série Metaesquemas, guaches sobre papel,
realizada nos anos 1957 e 1958, praticamente quando o então jovem
artista desenvolvia pesquisas relacionadas com a cor, a estrutura, a
linha e o plano num contexto reflexivo. A estrutura, entendida como
esquema era transposta para a análise do espaço. Metaesquema como ele
dizia significava obsessiva dissecação do espaço. Transcender o espaço
livre do tempo.
Os
Metaesquemas possibilitaram a Oiticica uma abertura incrível para
outras dimensões, como os Relevos Espaciais, onde a linguagem geométrica
torna-se lúdica com os contrastes cromáticos sutis em planos dobrados.
A
cor, no entanto, torna-se livre no espaço pelas formas estruturais que
interagem com o tempo num jogo de sombras e luzes, definindo horizontes
ao conectar o essencial na arte, romper preceitos para atingir o ápice
da criatividade.
A
obra de Oiticica abrange a extrema fragilidade humana frente aos
emaranhados signos de uma sociedade, que limita as incursões
questionadoras do oficialmente estabelecido.
A
contribuição de Oiticica e do próprio movimento neoconcreto para a arte
brasileira foi fundamental pela sua originalidade com repercussão
internacional dando maior visibilidade para a produção artística
nacional.
Fonte: Arte|Ref por José Henrique Fabre Rolim
A partir de estudos sobre a obra dos artistas concretos e neoconcretos brasileiros, em especial, os Metaesquemas de Hélio Oiticia, desenvolvi com meus alunos do Ensino Médio alguns trabalhos de recriação dessas obras. Seguem abaixo algumas imagens das produções feitas em sala de aula:
Amei o Trabalho, um arraso!
ResponderExcluirLacrou top
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